quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Casa das Histórias "Paula Rego" - Junto ao parque Marechal Carmona (Cascais)

Aqui vai um novo museu "Casa das Histórias Paula Rego" - Junto ao parque Marechal Carmona em Cascais!

Noticia:

Inauguração da Casa das Histórias Paula Rego atraiu esta sexta-feira a Cascais dezenas de ilustres convidados, entre políticos, empresários e personalidades das artes. Cavaco Silva, à entrada, não deixou de elogiar prontamente a artista que cedeu ao espaço museológico mais de meio milhar das suas obras.

“Parece-me que estou a conhecê-lo”, brincou a artista, para a pronta resposta do Presidente da República: “Então não havia de estar?! Tenho lá oito quadros seus próximo do meu gabinete”, atirou Cavaco, aludindo às pinturas da artista na Capela do Palácio de Belém. O Presidente da República seguiu com António Capucho para descerrar a placa evocativa do acto inaugural, enquanto Maria cavaco Silva acompanhava, à frente, Paula rego. Aliás, durante toda a visita às cerca de 200 obras expostas (as restantes 400, para já, estão guardadas), a primeira dama e a artista mostraram-se muito próximas e a empatia entre ambas foi evidente.

O edifício que albergará parte da obra “mais internacional das artistas portuguesas”, como salientou Dalila Rodrigues, directora da Casa das Histórias, foi desenhado por Eduardo Souto de Moura, também presente entre os muitos ilustres que não faltaram à inauguração, casos de Jorge Sampaio, Maria José Ritta, Maria Barroso, o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, Teresa Patrício Gouveia, ex-ministra do governo de Cavaco, Vasco Graça Moura, entre muitos outros.

A cerimónia de inauguração estendeu-se para um almoço com os convidados no Farol Design Hotel, em Cascais, e, à noite, Camané actuará em concerto de homenagem à artista na Cidadela de Cascais.

A Casa das Histórias representa um investimento de quatro milhões de euros da autarquia de Cascais, e está aberto diariamente, das 10h00 às 22h00. a entrada é gratuita.

in correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário